A tecnologia: a loja “Intelligent Retail Lab” (em português, Laboratório de Inteligência do Varejo) do Walmart inclui displays interativos e câmeras que monitoram as prateleiras e os corredores. O objetivo inicial é acelerar o processo de inventário e disponibilidade de produtos, tornando mais fácil para a equipe de 100 funcionários saber com precisão onde e quando os produtos precisam ser reabastecidos. Mesmo sendo uma loja teste, ela tem mais de 30.000 itens à venda e é aberta ao público.
Como isso funciona: As câmeras da loja detectam automaticamente os produtos nas prateleiras e reconhecem itens específicos, além de identificar quando eles precisam de reabastecimento. Os algoritmos de visão computacional serão capazes de detectar, por exemplo, se bananas estão maduras a partir de sua coloração, de acordo com o AP. Os trabalhadores receberão um alerta informando se elas precisam ser trocadas. Há um centro de dados na loja, onde eles são processados após serem coletados por sensores e câmeras.
O contexto: O Walmart está competindo com a Amazon e suas lojas “Go”, cheias de tecnologia, para tentar modernizar a experiência de compra. No entanto, nem todo mundo está empolgado com a perspectiva de câmeras monitorando tudo nas lojas. Ao focar seu pronunciamento no aspecto tecnológico e em como ela será usada para monitorar produtos e não pessoas, o Walmart está tentando contornar essa questão por enquanto.
Atualização: após a publicação, um porta-voz da Amazon nos enviou a seguinte declaração: “Não é verdade que os funcionários sejam demitidos por meio de um sistema automático. Nunca dispensaríamos funcionários sem antes garantir que eles tivessem recebido nosso apoio total, incluindo treinamento dedicado para ajudá-los a melhorar e treinamento adicional. Como somos uma empresa que continua a crescer, é nosso objetivo comercial garantir oportunidades de desenvolvimento de carreira a longo prazo para nossos funcionários. Semelhante a muitas empresas, temos expectativas de desempenho, independentemente de serem funcionários corporativos ou de centros de atendimento. Apoiamos as pessoas que não apresentam o desempenho esperado com treinamento dedicado para ajudá-las a melhorar e ter sucesso em sua carreira na Amazon”.