Embora eu saiba que a Temu e a Shein, duas plataformas chinesas de comércio eletrônico, ocupam o mesmo espaço de compras, tenho que admitir que não esperava que as tensões entre elas aumentassem tão rapidamente.
Em julho, a Temu, jovem plataforma de compras que atualmente bombardeia os usuários dos EUA com anúncios, entrou com um processo antitruste no tribunal federal contra a Shein, o site de compras mais antigo que tem sido muito popular entre os consumidores da Geração Z nos últimos anos. As acusações no processo são bastante reveladoras se você quiser saber mais sobre o estado do negócio de “moda ultrarrápida”.
Como os leitores habituais sabem, cobri as duas plataformas várias vezes, escrevendo sobre como a Temu comprou a atenção do público, como a Shein estragou sua campanha de influenciadores e minha breve obsessão pessoal pela Shein. Essas leituras devem ser úteis se você quiser entender as duas plataformas, que são exemplos raros de empresas chinesas de tecnologia que ainda estão tentando se tornar marcas de consumo de massa nos EUA e obtendo pelo menos algum sucesso, apesar das políticas mutáveis no país e da hostilidade política nos EUA.
No entanto, talvez sem surpresa, elas não parecem se unir por causa das dificuldades que compartilham. Em vez disso, a concorrência entre Shein e Temu está começando a parecer uma corrida em direção ao fundo do poço. As duas plataformas estão envolvidas em uma batalha jurídica cada vez maior sobre o que cada uma alega ser concorrência desleal.
Tudo começou em dezembro, quando a Shein processou a Temu por violação de propriedade intelectual. Especificamente, a Shein acusou a Temu de induzir os consumidores a pensar que eram a mesma marca, supostamente vendendo produtos protegidos por direitos autorais da Shein e exibindo a palavra “Shein” em anúncios de busca que levavam ao site da Temu. A empresa também alegou que a Temu está por trás de três contas impostoras no Twitter, usando nomes como “Shein_USA” e pedindo aos fãs que apoiem “o novo Twitter da Shein”, enquanto publica links para o aplicativo e o site da Temu. As duas empresas ainda estão brigando por esse caso no tribunal.
Agora, a Temu está revidando e acusando a Shein de violar a lei antitruste dos EUA ao proibir os fornecedores de trabalhar com a plataforma mais nova. De acordo com o processo judicial, Temu diz que Shein pediu a todos os seus mais de 8.000 fabricantes que assinassem acordos exclusivos e “juramentos de lealdade” que os impedem especificamente de vender na Temu. Ela também alega que a Shein está usando falsas alegações de violação de direitos autorais para tentar fazer com que a Temu retire certos produtos que a Temu vende a preços mais baratos do que a Shein.
“Há muito tempo temos exercido uma contenção significativa e nos abstivemos de entrar com ações judiciais. No entanto, os crescentes ataques da Shein não nos deixam outra opção a não ser tomar medidas legais para defender nossos direitos e os direitos dos comerciantes que fazem negócios na Temu, bem como os direitos dos consumidores a uma ampla variedade de produtos acessíveis”, disse Temu à MIT Technology Review.
Enquanto isso, um porta-voz da Shein disse à MIT Technology Review: “Acreditamos que esse processo não tem mérito e nos defenderemos vigorosamente”.
Embora a validade das reivindicações da Temu caiba ao tribunal, a leitura do processo é bastante educativa – ele apresenta um quadro detalhado do setor de moda ultrarrápida no qual Shein e Temu estão competindo e, mais especificamente, o modelo de cadeia de suprimentos que tem sido essencial para o sucesso da Shein nos últimos anos.
Para dar um passo atrás: a Shein não opera como as marcas de consumo tradicionais. Em vez de possuir fábricas que fazem produtos exclusivamente para ela, a empresa trabalha com uma vasta rede de fábricas chinesas independentes. Na maioria das vezes, essas fábricas criam os designs, fabricam os produtos e os vendem para a Shein, confiando à plataforma a responsabilidade por outros processos, como listagem, atendimento ao cliente e envio.
A Shein oferece a esses fornecedores um fluxo constante de pedidos no exterior. Em troca, ela compra os produtos a preços muito baixos e solicita que os fornecedores permaneçam fiéis à marca. “Como varejista dominante de moda ultrarrápida, ela sabe que os fabricantes precisam do volume da Shein e de seu acesso ao mercado dos EUA e, portanto, é capaz de coagir os fabricantes a acordos que os forçam a não fazer negócios com a Temu”, diz o processo da Temu.
Aparentemente, isso criou uma grande dor de cabeça para Temu. O modelo de negócios do novo participante busca replicar o sucesso da Shein de várias maneiras. Ambas capitalizaram o transporte internacional barato, a forte capacidade de fabricação da China e, principalmente, a cadeia de suprimentos da qual Shein foi pioneira.
Durante algum tempo, as empresas se diferenciaram pelo tipo de produtos que vendiam: a Shein é mais voltada para vestuário, enquanto a Temu é mais voltada para produtos domésticos. Mas cada plataforma agora está analisando também as linhas de produtos primários da outra, tornando as empresas concorrentes mais diretas, o que significa que elas estão buscando os mesmos fornecedores.
Como ambas dependem muito da manutenção de uma ampla rede de fornecedores de baixo custo, seria devastador se uma plataforma — especialmente a mais estabelecida — obrigasse os produtores a escolher entre as duas. Isso é essencialmente o que Temu está acusando a Shein de fazer.
(Para ser justo, a própria Temu não é alheia a acusações de coerção contra fornecedores. Muitos vendedores chineses reclamaram que a plataforma os obriga a aceitar preços extremamente baixos ou encerra arbitrariamente seus negócios quando encontra um fornecedor mais barato).
Historicamente, os acordos de exclusividade não são incomuns nas brigas tecnológicas chinesas. Por mais de uma década, empresas como a Meituan e a Taobao, do Alibaba, proibiram os fornecedores de trabalhar com plataformas concorrentes, até que o governo chinês proibiu explicitamente esses acordos em um impulso antitruste em 2021.
Mas expor publicamente essa prática hoje nos EUA não parece ser uma atitude sensata, pelo menos em minha opinião. A popularidade de Shein e Temu já chamou a atenção de políticos e especialistas em políticas em Washington, que os veem como a próxima ameaça à privacidade ou à propriedade intelectual da China. E o que eles estão acusando um ao outro de fazer quase certamente se tornará munição para críticas futuras. Nesse caso, talvez nenhuma das duas consiga sobreviver no mercado americano.
Acompanhe a China
- Dois comitês do Congresso americano anunciaram investigações sobre a fábrica de baterias da Ford em Michigan, que obtém tecnologias de uma empresa chinesa. Eles estão preocupados com a possibilidade de as baterias explorarem uma brecha na Lei de Redução da Inflação. (Quartz)
- Enquanto isso, os republicanos do Congresso estão divididos sobre os EUA restringirem os investimentos externos na China ou não. (Politico)
- Um economista chinês estima que a taxa de desemprego entre os jovens do país seja de 46,5%, duas vezes maior do que o número oficial. (Reuters)
- Em outro exemplo de narrativas numéricas conflitantes, dados oficiais mostraram que o número de cremações em uma província do leste da China aumentou 70% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o ano passado, o que sugere um número de mortes por Covid-19 muito maior do que Pequim admite. Em seguida, os números foram retirados da web. (New York Times)
- Autoridades de Pequim se reuniram com investidores globais de capital de risco e de private equity para acalmar suas ansiedades sobre investimentos na China. (Bloomberg)
- Quando as empresas chinesas abriram seu capital no exterior, seus registros geralmente incluíam uma seção que alertava os investidores sobre os riscos da política na China. Agora, as autoridades reguladoras chinesas estão pedindo que elas adocem a informação. (Reuters)
- As restrições de viagem devido à pandemia fizeram com que as babás chinesas pós-parto, que cuidam de novas mães, fossem muito procuradas na área da baía. Os clientes em potencial precisam fazer reservas com sete meses de antecedência. (San Francisco Chronicle)
Perdido na tradução
Agora que a China encerrou todos os seus programas de prevenção contra a Covid-19, as empresas de mRNA do país estão lutando para permanecer relevantes, informa a publicação de negócios Jiemian. Como a China nunca aprovou nenhuma vacina contra a Covid-19 de mRNA fabricada no exterior para uso no país, algumas empresas nacionais tinham grandes esperanças de que poderiam oferecer alternativas locais. Em seu auge, essas empresas de mRNA garantiram bilhões de dólares de capital de risco e até obtiveram aprovações de uso emergencial para vacinas em países como Laos e Indonésia. Entretanto, nenhum dos produtos chineses de mRNA passou nos testes clínicos finais ou obteve aprovação para uso comercial no país. Uma das principais empresas, a Stermina, suspendeu a operação de sua fábrica em Xangai no início deste mês devido à demanda inadequada. À medida que o interesse do mercado pelas vacinas contra a Covid-19 diminui, essas empresas estão anunciando mudanças em suas pesquisas para vacinas de mRNA contra o câncer ou a raiva.
Mais uma coisa
Qual é a popularidade dos chás com bolhas? No momento, há seis fabricantes chineses de chás com bolhas que planejam abrir o capital, mas nos EUA ou em Hong Kong, observa a Bloomberg, e não no país. Acontece que eles não podem ser listados nos mercados de ações nacionais; o órgão regulador de ações chinês aparentemente acha que seus negócios são muito arriscados. Eu, um cliente fiel, discordo.