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Esse modelo provavelmente terá um impacto na forma como conduzimos os negócios daqui em diante. Seja apenas para a continuidade dos negócios durante a pandemia, ou se você estiver explorando uma forma totalmente nova de operação, pode usar o poder da nuvem para oferecer suporte a uma força de trabalho remota e produtiva.
Todas as soluções de trabalho agora passam pela nuvem, metodologia na qual as organizações hospedam suas informações, sistemas e hardwares na infraestrutura de um provedor, em menor ou maior grau. No entanto, Marcello Miguel, diretor de marketing da Embratel, empresa de tecnologia que ajuda outras instituições a passarem por esse processo, lembra que quanto mais digitalização, mais segurança será necessária (de informação, de infraestrutura e de suporte técnico).
“Nós desenhamos o que chamamos de “Pilha de Tecnologia” composta de serviços variados – básicos ou avançados, passando por: conectividade, fixa e ou móvel; hardware e dispositivos; soluções de comunicação e colaboração;integração com diversos sistemas corporativos, entre eles gestão e produtividade; segurança de acesso, dispositivos, aplicações e suporte”
– Marcello Miguel, diretor executivo de marketing e negócios na Embratel.
O home office e o trabalho do futuro estarão cheios de tecnologias. Eles ficarão ainda mais complexos com a chegada do 5G, Blockchain e Internet das Coisas. As máquinas em edifícios serão projetadas e integradas aos prédios, em vez de construídas e anexadas posteriormente.
Esse processo pode envolver itens como infraestrutura de transporte ou utilidade de energia – por exemplo, a criação de uma micro- rede sustentável em um campus que permite que a energia renovável seja gerada, otimizada, transferida e armazenada.
“O papel das empresas de tecnologia e inovação é fundamental para habilitar as soluções que as empresas necessitam adotar para se manterem operacionais. A Embratel está de olho nas tendências e co-criando com as empresas o ambiente de trabalho do futuro, seja onde ele estiver. Tudo ofertado preferencialmente no modelo “as a Service”, e por fim, escalável”, conta Marcello Miguel.
Edifícios inteligentes serão alavancados pela Internet das Coisas para melhorar a manutenção de espaços e equipamentos, aumentar a eficiência nas operações de negócios, cumprir novos regulamentos e códigos, atrair e reter inquilinos e funcionários, e ainda alcançar metas de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.
Os dados controlarão os edifícios, levando a operações mais eficientes, recursos otimizados, melhor utilização do espaço e maior ocupação – beneficiando proprietários de edifícios, operadores e ocupantes.
Todas essas melhorias serão combinadas para melhorar a experiência do usuário. Por meio de um local de trabalho mais confortável, que funciona com eficiência e melhora a sensação de saúde e bem-estar, a aposta é que o resultado seja o aumento da produtividade, ampliando assim o desempenho geral do negócio.
Esse artigo é um oferecimento de Embratel e faz parte da nossa Special Edition Home Office: Work Anywhere
Analisamos as mudanças profundas na cultura do trabalho para auxiliar empresas e organizações nos movimentos de retomada. Faça download do material completo.