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O SAS Innovate Orlando, a conferência de negócios do SAS, reuniu executivos de todo o mundo esta semana na Flórida, nos Estados Unidos. A empresa, uma das mais importantes do ecossistema global de tecnologia, revelou novos planos de investimento em P&D, parcerias e integrações novas e contínuas e um estudo de benchmarking que explorou o desempenho, a escalabilidade e os custos de sua plataforma de inteligência artificial e análise SAS Viya. Nos três dias de evento, o SAS não só conduziu discussões importantes sobre suas próprias ferramentas, mas também apresentou novas soluções com performances e funcionalidades distintas. Entre os temas discutidos, o futuro da Inteligência Artificial e o impacto que ela terá no mundo.
Um dos destaques do evento foi a participação de palestrantes como o escritor Michael Lewis, autor dos best sellers “The Premonition”, ” The Blind Side”, “Moneyball” e “The Big Short”, e Mike Krzyzewski, treinador da equipe de basquete masculino da Duke University e que ganhou três medalhas de ouro olímpicas com a Seleção Nacional dos EUA. Conhecido pelos fãs como Coach K, falou de motivação, não apenas de equipes, mas de indivíduos e organizações, e de como estimulá-las a ter sucesso além de suas próprias expectativas.
Outro destaque foram as atualizações do Viya, plataforma de software analítico nativa em nuvem da companhia que combina inteligência artificial e análise de dados massiva. A empresa anunciou um investimento de USD 1 bilhão nos próximos três anos para desenvolver soluções avançadas de análise voltadas para setores específicos. “As empresas enfrentam muitos desafios, desde a ameaça da recessão econômica e cadeias de suprimentos estressadas até escassez de força de trabalho e mudanças regulatórias”, disse o CEO da SAS, Jim Goodnight, reforçando a importância do investimento em P&D.
Com insights analíticos focados no setor, o SAS acredita que as organizações resilientes podem encontrar oportunidades nesses desafios. O investimento abrangerá pesquisa e desenvolvimento, equipes de linha de negócios especializadas e esforços de marketing setorial, com o objetivo de democratizar a análise de dados e permitir que mais pessoas tenham acesso às poderosas capacidades analíticas do SAS. Essa abordagem visa impulsionar a inovação, oferecer as melhores análises do mercado e trazer os benefícios da análise avançada para todos, em todos os lugares.
Marvio Portela, vice-presidente sênior da companhia para América Latina e EUA, chama a atenção para a velocidade e a eficiência da plataforma em comparação a outras plataformas comerciais e ao open source. “Vimos que o Viya é 30 vezes mais rápido do que seus concorrentes, e isso traz vantagens muito grandes. Você acha que as soluções abertas são gratuitas, mas elas estão dentro de uma infraestrutura. E quanto mais devagar rodar, maior será o custo de infraestrutura, ainda mais em um cenário onde tudo está indo para a nuvem”, analisa o executivo, citando o estudo da Futurum Group apresentado em primeira mão durante o evento.
Para o vice-presidente, outro importante destaque do evento foi a participação e os depoimentos dos clientes nos tracks por indústria, nos quais falaram das suas experiências e trocaram informações sobre como a nuvem e a IA podem ajudar os clientes a tomar melhores decisões. “Tivemos uma quantidade relevante de casos de usos apresentados pelos próprios clientes. Houve sessões de praticamente todas as indústrias, como telecomunicações, mídia, finanças, seguros, governo, cada um falando sobre suas experiências e sobre o impacto de Analytics em suas organizações”.
Entre esses clientes, grandes empresas brasileiras, como Oi, HDI e Sky, chamaram a atenção da audiência pelo grau de maturidade no uso da tecnologia. “O mercado brasileiro é muito maduro, no que se refere a tecnologias como Analytics e IA. Este é um país muito grande e populoso, de uma complexidade muito alta. Sou responsável por indústrias aqui nos Estados Unidos, além de toda América Latina e Centro América. E, nesse evento, conduzi reuniões com alguns dos meus clientes, nas quais os brasileiros surpreendiam os americanos e europeus falando de soluções para combate a fraudes, redução de churn, garantia da integridade dos dados dos clientes, etc. Por isso, digo que a maturidade brasileira em uso tecnológico e uso analítico é altíssima”, afirma.
Um novo momento do mercado
Marvio explica que o evento representa uma retomada dos fóruns realizados pela empresa antes da pandemia. “Até 2019, fazíamos o SAS Global Fórum. Era um evento grande, para 8 mil, 10 mil pessoas, com conteúdos exclusivos para usuários e tracks mais focados em executivos. Depois da pandemia, voltamos a sentir necessidade de nos conectar com os clientes e parceiros”, lembra o executivo.
Assim, surgiu em 2022 o SAS Innovate on Tour, uma série de eventos menores realizados nos Estados Unidos e em várias cidades ao redor do mundo, incluindo o Brasil, levando os principais executivos globais do SAS para falar sobre tecnologia, inovação e negócios. A experiência, segundo Marvio, mostrou que o mercado já vivenciava um novo momento. E a conferência realizada esta semana é resultado dessa percepção, reunindo não só os clientes dos Estados Unidos, mas também representantes de empresas da América Latina, Ásia, Oceania e Europa. “Tivemos executivos do SAS apresentando, mas, principalmente, clientes compartilhando os seus casos de sucesso. Para tangibilizar esse momento que estamos vivendo, não há nada melhor do que você pedir a um cliente que conte a sua história”, afirmou o executivo, adiantando que, nos próximos meses, a empresa retoma o Innovate on Tour, seguindo primeiro para a Europa. Marvio conta ainda que um outro evento, o SAS Explorer, mais focado nos usuários, deve ocorrer entre 11 e 14 de setembro, em Las Vegas.
Receita de sucesso na América Latina
Em 2021, o SAS anunciou que pretende ingressar na bolsa de valores dos Estados Unidos. Desde então, a empresa vem se preparando para o IPO com medidas como aperfeiçoamento da estrutura, otimização de certos processos operacionais e sistemas internos, investimento em áreas-chave como Customer Success, foco muito grande na montagem de uma rede robusta de revendas e canais, bem como aumentando o investimento em suas soluções mais bem sucedidas, tais como: gerenciamento de risco, prevenção à fraude e inteligência de clientes.
Crescendo trimestre após trimestre por mais de 5 anos, o sucesso do SAS na América Latina não é por acaso. A empresa tem se destacado com um foco claro em diferentes indústrias, abordando o mercado com casos de uso apropriados. Suas soluções abrangem desde gestão de riscos, otimização de preços, planejamento de demanda, inteligência de clientes até suporte aos governos, com temas como prevenção de lavagem de dinheiro, redução de evasão fiscal e segurança publica. Segundo Marvio Portela, um dos fatores-chave desse sucesso é a equipe altamente especializada, com baixo turnover, soluções especificas para cada indústria e alto índice de renovação dos seus contratos. Além disso, o investimento em canais tem sido uma estratégia eficaz: em 2022, na América Latina, mais de 30% do resultado de software foi obtido por meio desses parceiros.
Marvio contou ainda que a pandemia trouxe uma lição importante para o SAS: colocar sempre os melhores recursos na frente do cliente, não importa onde estejam. Com base nesse aprendizado, a empresa anunciou algumas otimizações, como a formação de um time de especialistas em telecomunicações para as Américas e o aumento substancial da equipe de Customer Success, ratificando a obsessão pelo sucesso do cliente. Outra mudança significativa foi a adaptação do modelo operacional em alguns países, com o objetivo de aumentar a capacidade de investimento localmente. O Peru passou a ser gerenciado pela equipe do México, responsável também pelas operações do SAS na América Central e Caribe. Já o Chile e Argentina foram unificados, com um único líder para ambos os países, assim como compartilhando os recursos de pré-venda, consultoria e customer success.
Uma mudança importante em andamento é a transição para um modelo de distribuição em países como Argentina, Chile e Peru, mantendo investimentos e presença local, porém sem obrigatoriamente terem uma entidade legal em tais países. Segundo Marvio, “os clientes terão um enorme benefício com esse modelo, que combina parceiros locais altamente qualificados, recursos SAS locais, regionais e, claro, recursos globais da empresa”. Ainda segundo o executivo, “os clientes terão a possibilidade de realizar suas transações comerciais através das revendas locais, o que traz enormes benefícios e flexibilidade, ou através das entidades legais do SAS nos EUA, Brasil, México ou Colômbia.” Essa mudança será implementada nos próximos 12 a 18 meses. A ideia, segundo a companhia, é buscar melhor suporte e soluções inovadoras para seus clientes, independentemente de sua localização.
Um outro destaque, segundo a companhia, são as parcerias tecnológicas com a AWS, focada nas soluções de Customer Intelligence, em especial o CI 360, e com a Microsoft, assinada em junho de 2020, mais abrangente e tendo como principal foco o SAS Viya. Tais parceiras têm impulsionado fortemente os resultados da região, permitindo que os clientes aproveitem todos os benefícios das soluções SAS e, ao mesmo tempo, todas as vantagens do ambiente em nuvem.
O SAS possui escritórios em mais de 130 países e, no ano passado, reportou receita de mais de US$ 3 bilhões.