O poder das aceleradoras de marcas vai muito além do que se imagina
Negócios e economia

O poder das aceleradoras de marcas vai muito além do que se imagina

Como as aceleradoras de marcas podem gerar resultados para as empresas, seus colaboradores e para a comunidade.

Nós ouvimos muito sobre inovação, tecnologia e estratégias o tempo todo, mas há um tema que vem ganhando destaque no mercado e que tem um potencial imenso: as aceleradoras de marcas. Considerado um assunto novo para boa parte das empresas, esse modelo de negócios é um dos melhores caminhos para as organizações que desejam chegar ao topo.

Mas, afinal, por que elas são tão importantes? Quando paramos para pensar, a maioria dos fracassos nos negócios atualmente se dá pela falta de planejamento, conhecimento, estrutura financeira, e muitos outros gaps. Mas, principalmente, precisamos reconhecer que muitos empreendedores precisam se doar 100% para todos os setores da empresa. Consequentemente acabam deixando de lado o seu motor, aquilo que ela foi criada para fazer, e assim ficando muito sozinho na jornada.

Por isso, contar com times especializados e tecnologias de ponta, como análise de dados, e unificar as jornadas de compra dos consumidores entre o mundo virtual e físico é o mundo perfeito para aqueles que querem alavancar sua marca a um alto nível, e melhor de forma rápida. E é assim que as aceleradoras funcionam, elas ajudam as empresas a chegarem em patamares elevados, além de trabalharem para transformá-las em marcas com foco na experiência do cliente.

A THG é um exemplo disso, e tem sido referência em aceleração de marca. Com quase 20 anos no mercado, a empresa tem um grande foco em entregar a melhor experiência ao consumidor através da dinâmica D2C. Hoje, eles detêm diversas empresas no seu guarda-chuva, como marcas de beleza e nutrição, por exemplo. Em 2020 a aceleradora listou na Bolsa de Valores de Londres com um IPO recorde, mostrando fruto do resultado do seu trabalho extraordinário.

O fato é que desde 2005, quando as aceleradoras começaram a se destacar, podemos ver o mercado ganhando forma, sempre mostrando o seu potencial para o futuro. Agora, os empreendedores estão entendendo cada vez mais a importância de poupar os esforços de suas equipes que trabalham separadamente em suas áreas, como RH, jurídico e financeiro, para atribuir a sinergia para as aceleradoras, que são capazes de dar densidade aos talentos da marca, além de ajudar no conhecimento de mercado e, consequentemente, na tomada de decisões assertivas que sozinho ele não poderia.

Mas como acelerar uma marca de fato?

Bom, para começarmos essa conversa é muito importante que a gente entenda que o mundo mudou e o público também. Uma pesquisa realizada pelo NZN Intelligence mostra que 82% dos brasileiros passaram a optar pelas compras online, preferindo marcas que ofereçam agilidade, comodidade e melhores condições na jornada de compras. Ou seja, aquelas fórmulas prontas que costumávamos usar em campanhas há 10 anos, hoje já não fazem o menor sentido. É preciso entender o público com mais profundidade e a única maneira de fazer isso hoje é com uma boa base de dados.

Para acelerar uma marca é fundamental que a empresa colete dados robustos sobre o seu público e analise com atenção todos eles. Com todo o trabalho de pesquisa e análise é possível delinear o conceito de proposta de valor, além de entregar aquilo que o seu cliente mais precisa, no momento mais oportuno. Assim, é fundamental saber ouvir e principalmente compreender as expectativas da sua comunidade, pois é esse o caminho para criar uma conexão genuína com ela.

É muito comum vermos empresas que estão começando a operar atirando para todos os lados sem um objetivo específico, e isso é o que acaba determinando o futuro de uma organização. Afinal, se você não tiver foco e disciplina, não chegará a lugar nenhum.

Existe uma série de lacunas que as marcas enfrentam que podem ser cobertas com a atuação das aceleradoras, seja com aportes financeiros, estratégias assertivas ou suportes tecnológicos, já que é muito difícil crescer em tamanhos gigantescos sem nenhum tipo de auxílio. Com isso, as aceleradoras chegam com toda força para otimizar os processos e ajudar nas tomadas de decisões, além de toda sinergia envolvida que ajuda a empresa a focar no que ela realmente se dedica a fazer e que, consequentemente, melhora a experiência do consumidor.

O fato é que as aceleradoras são capazes de enxergar o real potencial de qualquer empresa para ajudá-la a crescer na velocidade da cultura, independente do setor, e ir ao encontro de tudo que pode ser explorado na tecnologia.

Um mar de estratégias a serem exploradas

Não é novidade para ninguém o quanto as pessoas são apaixonadas pelas redes sociais, não é? Segundo dados da App Annie, os brasileiros passaram, em média, quase cinco horas e meia por dia no celular em 2021. Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais conectadas e isso é reflexo de inúmeros fatores, como: o avanço da tecnologia e a implementação de transformação digital nas empresas.

E por que não explorar isso a favor da sua marca? Crescer empresas por meio do envolvimento com celebridades, por exemplo, também pode ser um ótimo caminho para quem deseja chegar ao topo, já que isso privilegia o engajamento com a comunidade e é refletido em uma retenção acima da média, impactando diretamente as métricas da marca. Isso porque a associação com celebridades permite uma aceleração de reconhecimento de marca frente a um investimento menor do que o tradicionalmente exigido.

Outro ponto extremamente necessário para aceleração correta da sua marca, é entender exatamente as suas dores e necessidades do seu consumidor, para que dessa forma sua marca saiba exatamente o que precisa entregar. Através da conexão das pessoas na internet e dos dados fornecidos durante a sua navegação, é possível ter informações mais detalhadas do que elas necessitam para dessa forma você ser a solução do problema.

Um exemplo de quem tem somado essas duas vertentes para a elaboração de um projeto de sucesso, é a construção da marca Kinlo, voltada para saúde e beleza, que faz parte do portfólio de marcas da aceleradora Afreme Brands. Eles criaram a marca na intenção de recorrer aos problemas da comunidade mais carentes, que sofrem por conta da sua cultura, etnia, cor, idade etc. E levam esse propósito ter grandes talentos levando o nome da marca para fazer conexão com o público.

Ou seja, eles conseguem captar informações, gerar resultados, mostrar o produto e tudo isso entretendo sem interromper. E aí fica claro que as aceleradoras podem trazer não só resultados para marcas de terceiros, mas também para marcas próprias. Não é genial?

Observando todos esses gaps para serem explorados de forma genuína, as aceleradoras conseguem despertar o potencial das marcas e investir em caminhos que antes não eram pensados por seus fundadores e colaboradores. Com visões diferentes e todo o foco voltado para a sua empresa, as aceleradoras são capazes de trilhar caminhos brilhantes para que as marcas possam crescer exponencialmente. E esse é um ecossistema maravilhoso que só tende a crescer, já que todos querem alavancar seus negócios e inovarem em seus segmentos.

Mas, afinal, a sua empresa realmente precisa de uma aceleradora de marcas para ter sucesso? Bom, não acredito que nenhum empreendedor comece uma empresa para não fazer história, certo? Há sempre um grande sonho por trás de qualquer operação. Sendo assim, te garanto, sem sombra de dúvidas, que esse é o melhor caminho a trilhar, já que várias cabeças pensando sobre um mesmo objetivo conseguem elevar os resultados a níveis astronômicos.


Este artigo foi produzido por Rapha Avellar, fundador e CEO da Adventures, e colunista da MIT Technology Review Brasil.

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